Cuidar de plantas ou hortas traz uma série de benefícios que vão além da simples produção de alimentos. Integrantes do Programa Escola Verde (PEV) estão engajados em atividades como essas de forma contínua, desde o plantio de plantas ornamentais, passando pela irrigação manual de hortas caseiras até instalando sistemas de irrigação automatizados e cuidando de hortas escolares maiores. Entre fevereiro e junho de 2024, foram mais de 15 integrantes envolvidos em ações do tipo.
Começando por Wanessa Maria, que realizou o plantio da planta ornamental Zamioculca em sua residência, passando pelos processos de compras dos materiais e finalizando com a montagem do vaso em sequência de camadas, utilizando materiais recicláveis como papel usado. Depois, Jackson, lá de Dom Inocêncio-PI, auxiliou na irrigação da horta caseira de sua família na Comunidade Sal, interior do município. Em seguida, Gleiciane cuidou da horta de coentros e alfaces no sítio dos seus avós, com a ajuda de 3 familiares, mostrando o quanto a atividade pode ser interessante para a união familiar.
Para finalizar, Eric, Vitor, Kelly, Liana, Luciana e Tainá, realizaram a instalação do sistema de irrigação e automatização da horta do IFSertãoPE Campus Petrolina. Além disso, fizeram toda a manutenção, com capinagem de plantas espontâneas (tiririca), confecção de placas de identificação das culturas, construção do canteiro de minhocas para obtenção de húmus, medida do local para composteira e biofertilizante, somado ao processo de irrigação, com métodos desenvolvidos pela Embrapa.
Das atividades mais simples, em hortas caseiras, às mais complexas em hortas escolares, o cultivo delas promove uma alimentação mais saudável e fresca, já que os vegetais colhidos são ricos em nutrientes e livres de agrotóxicos. Para além disso, hortas incentivam a sustentabilidade ao reduzir a necessidade de transporte e embalagens. Hortas também fortalecem os laços comunitários e familiares, através do compartilhamento de conhecimentos e experiências, e promovendo o espírito de cooperação e solidariedade. Fora a a atividade física envolvida no cuidado, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade.
Na horta do IFSertãoPE Campus Petrolina, existe ainda a prática de compostagem de resíduos orgânicos para adubação das plantas fecha o ciclo de nutrientes e reduz a quantidade de lixo enviado para aterros sanitários. Portanto, cuidar de hortas não só melhora a saúde individual e comunitária, mas também contribui para a preservação ambiental e a educação das futuras gerações.
Por Yan de Castro
Categoria: Horta Agroecológica