Um colégio na cidade de Juazeiro-BA desenvolveu uma iniciativa buscando envolver a comunidade escolar em atividades dinâmicas e promover uma educação ambiental sólida, preparando os alunos para enfrentar os desafios globais de forma consciente e responsável. O Colégio Estadual Hildete Lomanto deu início no dia 25 de abril a Grande Gincana Pedagógica, evento que reuniu alunos, professores, a equipe gestora, estagiários, colaboradores e funcionários, com participação e apoio do Programa Escola Verde (PEV), movimentando mais de 100 estudantes.
Também participaram do evento diversos convidados e especialistas, incluindo a Profª Maísa Antunes e Profº Paulo Soares, da UNEB, Humberto Alencar, professor do IFSertãoPE e membro do PEV e Willian Fernando Soares, professor de Língua Portuguesa e Arte da rede estadual de ensino e patrono da Academia Brasileira de Contadores de Histórias.
A gincana, que acontecerá em quatro etapas ao longo do ano, abordará cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Os temas escolhidos são Saúde e Bem-Estar (ODS 3), Água Potável e Saneamento (ODS 6), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8), Vida na Água (ODS 14) e Vida Terrestre (ODS 15). As atividades incluem estudos, pesquisas, visitas a instituições, documentários e exposições fotográficas, todos orientados pelos professores.
Mariana Pereira, Coordenadora Pedagógica do colégio, destacou a importância da gincana para a educação ambiental e a conscientização dos alunos. “Os cinco objetivos foram escolhidos pela equipe da escola e em conversa com alguns alunos, refletindo sobre temas importantes para a nossa realidade. A metodologia da gincana motiva os alunos a se engajarem nas tarefas, proporcionando uma reflexão profunda e conscientização sobre os temas abordados. Queremos dinamizar nossa metodologia de ensino para que os alunos se sintam motivados a estar na escola, participando das ações e melhorando o ambiente em que vivem”, explicou Mariana.
Humberto Alencar, membro do PEV, ressaltou a importância do evento. “O evento foi muito envolvente e mostrou a vontade de fazer a diferença no cumprimento das tarefas por parte dos estudantes”, afirmou.
Por: Rhaisa Araujo
Categoria: Educação Ambiental