PRÁTICA SUSTENTÁVEL: INTEGRANTES DO PEV CULTIVAM HORTAS E JARDINS EM CASA 🪴

A jardinagem pode ter diversos objetivos, que vão desde o embelezamento dos ambientes até a produção de hortas caseiras e, embora possa parecer uma atividade simples do dia-a-dia, para os integrantes do Programa Escola Verde (PEV) essa prática tem se revelado uma ferramenta eficaz na educação ambiental e no desenvolvimento de indivíduos mais conscientes e responsáveis acerca da sustentabilidade.

Ao longo dos últimos meses, mais de uma dezena de alunos do PEV se engajaram em projetos de jardinagem e em suas residências, desenvolvendo atividades de cultivo e manutenção, tais como produção e separação de mudas, adubação e irrigação das plantas, limpeza do jardim, bem como outros cuidados básicos.

Dentre os mais de 20 integrantes que realizaram essas atividades podemos mencionar Jussara Correia, Irio Cesar, Clara Freire, Ana Cristina, Bruno Soares, Vitória da Cruz, Juliana Carvalho, entre outros. Além disso, em muitos casos, a atividade contou com a participação dos seus familiares, contribuindo de forma prática e enriquecendo a experiência de forma significativa.

André Luis, que realizou a atividade junto com sua namorada Phoebe – que também é aluna – compartilhou sua experiência: “A atividade foi extremamente prazerosa, pois era algo que já queríamos há algum tempo. Nós temos a vontade de encher nossa casa com várias outras plantas no futuro. Sentimos que aprendemos muito e que o conhecimento adquirido será de grande valia para nossa vida como alunos e como casal”.

Essa perspectiva reforça o impacto positivo que as atividades extracurriculares como jardinagem apresentam, não apenas na vida acadêmica, mas também na vida pessoal dos integrantes do PEV.

Por: Rhaisa M. de S. Araujo
Categoria: Jardinagem