TÊM MEDICAMENTOS VENCIDOS EM CASA? NÃO JOGUE NO LIXO COMUM! SAIBA ONDE DESCARTAR 💊

O descarte incorreto de medicamentos é uma prática que apresenta sérios riscos tanto para o meio ambiente quanto para a saúde pública. Quando os medicamentos são descartados de maneira inadequada, seja jogando-os no lixo comum, no vaso sanitário ou diretamente no meio ambiente, podem ocorrer diversos problemas.

Em primeiro lugar, os medicamentos descartados de forma inadequada podem contaminar o solo e a água, uma vez que muitos deles contêm substâncias químicas nocivas. Essa contaminação pode afetar a vida selvagem e até mesmo entrar na cadeia alimentar, representando uma ameaça à saúde dos seres humanos que consomem alimentos contaminados.

Além disso, o descarte inadequado de medicamentos pode contribuir para o desenvolvimento de resistência antimicrobiana, um problema global crescente que compromete a eficácia dos medicamentos no tratamento de doenças infecciosas. Quando os resíduos de medicamentos entram no meio ambiente, podem expor microrganismos a doses subletais dos compostos presentes nos medicamentos, levando ao desenvolvimento de resistência.

Por: João Gabriel
Categoria: Mídia Ambiental

DESCARTE DE MEDICAMENTOS