A Caatinga apresenta uma variedade de plantas adaptadas ao clima do sertão nordestino e ricas em compostos bioativos (que têm um efeito sobre um organismo vivo, tecido ou célula).
A população local já utiliza diversas espécies nativas para o tratamento de várias enfermidades, extraindo e utilizando da raiz, caule e folha das plantas como uma forma paliativos caseiros. O conhecimento empÃrico muitas vezes serve de base para o desenvolvimento de pesquisas cientÃficas e na identificação dos compostos ativos. Lembre-se que o uso de medicamentos fitoterápicos e plantas medicinais requer cuidados.
A resistência bacteriana e parasitária aos medicamentos disponÃveis atualmente estimula pesquisas para o desenvolvimento de novos fármacos de origem vegetal. Para a Caatinga essas pesquisas representam o incentivo à preservação e ao uso sustentável dos seus recursos naturais.
Por Izabela Fonsêca
Categoria: MÃdia Ambiental
REFERÊNCIA
BARROS, Amanda Vieira de; MELO, Brena Karisa Campos de; COSTA, Thaysa Nayara Bezerra Gois Da; et al. AS RIQUEZAS DA CAATINGA E SEU POTENCIAL FARMACOLÓGICO: uma revisão sistemática. South American Journal. Rio Branco, 2021. v.8 n.1, p. 771. DisponÃvel em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3799/2877. Acesso em: 06 ago. 2021.
<