COMUNIDADE ACADÊMICA SE UNE EM CAMPANHA VITAL DE DOAÇÃO DE SANGUE NAS CIDADES DE SALGUEIRO-PE E PAULO AFONSO-BA 🩸

Ao longo do mês de novembro, nas cidades de Salgueiro-PE e Paulo Afonso-BA, os membros engajados do Programa Escola Verde (PEV) na Univasf lideraram duas iniciativas notáveis para fomentar e promover a doação de sangue. A mobilização alcançou tanto a comunidade acadêmica quanto os transeuntes, resultando no envolvimento de mais de 40 pessoas nessa nobre causa.

A primeira ação concentrou-se na conscientização sobre a doação de sangue no campus de Salgueiro-PE, onde cartazes informativos foram estrategicamente dispostos pelos corredores da universidade. Com a permissão dos professores, os estudantes também promoveram a campanha diretamente nas salas de aula.

Na cidade de Paulo Afonso-BA, tanto no campus da Univasf quanto no hemocentro local, os alunos uniram forças em uma iniciativa mais abrangente. Criaram panfletos destacando a relevância da doação de sangue e convidaram a comunidade acadêmica a participar de um mutirão de doação. Pela manhã do dia 21, foram distribuídos panfletos e convites aos transeuntes, incentivando-os a se unirem ao ato solidário. Aproximadamente 40 pessoas engajaram-se nessa iniciativa, que não se limitou apenas às doações, mas também incluiu diálogos sobre a importância de doar sangue regularmente durante a tarde.

A doação de sangue é um gesto vital e altruísta que desempenha um papel fundamental na preservação de vidas. Além de ser uma expressão de solidariedade, doar sangue contribui diretamente para o bem-estar da comunidade, oferecendo esperança e oportunidades de recuperação para aqueles que enfrentam desafios de saúde. A doação regular é essencial, uma vez que o sangue tem prazo de validade, e a disponibilidade constante é crucial para atender às necessidades emergenciais e diárias nos hospitais e centros de saúde.

Por Pablo Wilker
Categoria: Campanha/Mobilização Socioambiental