ARTE DÁ VIDA A GRIMÓRIO COM ERVAS DE GRANDE VALOR NAS PRÁTICAS E ESTUDOS RELIGIOSOS 🌿

A arte, a religião e a cultura são elementos fundamentais da humanidade, é a base subjetiva da nossa existência enquanto seres humanos. Nas práticas religiosas, a arte está inserida na expressão dos sentimentos, na proteção dos elementos culturais, formas de estudos, dentre outros. A arte estimula a percepção, a sensibilidade, a cognição, a expressão e a criatividade, além de reunir pessoas e colocar luz em questões sensíveis e importantes a se refletir.

Pensando nisso, a integrante Diana Dandara elaborou um Grimório/Herbário contendo ervas/folhas de grande importância dentro da prática da bruxaria, enquanto forma de estudos, anotações de feitiços, saberes sobre ervas e tudo mais. Seu trabalho também se relaciona com as religiões de matrizes africanas, especialmente o Candomblé, mas também leva a contextos de crenças pagãs diversas.

Fazendo desenhos, pinturas e bordagens das ervas, recortes e colações de folhas A4 e apontando seus usos na bruxaria, Diana trouxe para a arte elementos importantes da sua religiosidade. Segundo ela, isso permite uma reconexão aos saberes e práticas ancestrais que por muito tempo foram negados e excluídos da sociedade.

Cada folha/erva é sagrada e possui uma rica trajetória de utilização dentro das religiões de matrizes africanas. O Herbário foi construído durante os meses de junho e julho de 2023. Ele ilustra 10 ervas e indica suas principais funções.

O PDF completo pode ser baixado no link: bit.ly/grimorioervas.

Por Yan de Castro
Categoria: Arte Ambiental