PRODUÇÃO DE UM AQUECEDOR DE CAFÉ COM LIXO ELETRÔNICO: INTEGRANTE RECICLA MATERIAIS QUE IRIAM SER DESCARTADOS 🔌

O lixo eletrônico é um dos grandes problemas da modernidade, a maior solução que temos é reutilizá-los ou reciclá-los de alguma forma. É o que fez o integrante do Programa Escola Verde (PEV), Délio de Macedo, estudante do curso de Engenharia da Computação da UNIVASF.

Délio produziu um aquecedor de café a partir de uma cafeteira queimada, onde cortou a parte superior do eletrodoméstico e acoplou uma resistência de uma prancha para cabelos que não aquecia mais adequadamente. O aquecedor foi desenvolvido com o objetivo de substituir a cafeteira do laboratório que passava o dia inteiro ligada, consumindo aproximadamente 600W, já o aquecedor reciclado tem um consumo aproximado de 70W.

Computadores, celulares, pilhas, baterias e eletrodomésticos quando deixam de funcionar viram lixo eletrônico, sendo o Brasil o quinto maior gerador de lixo eletrônico no mundo, segundo a pesquisa Resíduos Eletrônicos no Brasil (2021), da Green Eletron.

O descarte adequado desses resíduos faz total diferença ao meio ambiente e à nossa saúde. Uma vez que no Brasil, a destinação correta do eletrônico está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), sendo regulamentada pelo Decreto Federal 10.240/2020.

Por Ramonny Celestino
Categoria: Coleta Seletiva/Reciclagem, Lixo Eletrônico