PRODUÇÃO DE BIOFERTILIZANTE POTENCIALIZA O CRESCIMENTO DAS PLANTAS E ATUA NO CONTROLE DE DOENÇAS E DE INSETOS ⚗️

O biofertilizante é um adubo orgânico utiliza ingredientes disponíveis em uma propriedade rural, sendo uma forma muito interessante de destinar restos de alimentos. O integrante do Programa Escola Verde (PEV), Pedro Angelo, realiza esse tipo de atividade no sítio de sua família, Sítio Tio Nozinho, Projeto Sertão Verde, no distrito de Poço de Fora (Curaçá-BA).

Segundo Pedro, a prática já é realizada há algum tempo e serve para melhorar o crescimento das plantas, por aumentar a disponibilidade de nutrientes, e auxiliar no controle de doenças e de insetos, por ter microorganismos que competem com outros patogênicos.

A produção acontece juntando-se materiais como cascas, restos de frutas e verduras, restos de cactos e pó de café coado submersos em água dentro tambores de PVC. O tempo de decomposição para produção do biofertilizante demora pelo menos 60 dias.

Sua aplicação é feito via pulverizações nas folhas ou junto com a água de irrigação, propiciando uma resposta mais rápida que os fertilizantes sólidos.

A produção de adubo orgânico não precisa acontecer em grande escala, como acontece no sítio de Pedro. Pode ser uma atividade mais simples e cotidiana em casa com a compostagem.

Por Yan de Castro
Categoria: Compostagem, Sustentabilidade