PERIGOS DO DESCARTE INCORRETO DE MEDICAMENTOS 💊

Uma breve pesquisa bibliográfica realizada pelas integrantes do Programa Escola Verde (PEV), Izabela Gomes e Elen Santos, concluiu que a maioria da população brasileira tem medicamentos em casa e descartam seus resíduos de forma inadequada e carecem de informação sobre o descarte apropriado.

Alguns dos fatores apontados nas buscas que contribuem para a geração desnecessária de resíduos de medicamentos por parte da população são: hábitos de consumo, automedicação e propaganda agressiva.

Entre os problemas ambientais caudados pelo descarte inadequado de resíduos de medicamentos, pode-se destacar: degradação do solo, contaminação das águas, poluição do ar, proliferação de bactérias e alteração de ecossistemas. Oferecem risco quando gerenciados de forma inadequada, favorecendo a propagação de doenças e degradação ambiental”, ocasiona a morte de espécies aquáticas pela toxicidade do efluente de esgoto, surgimento de bactérias resistentes, além de feminização de peixes com alterações de ecossistemas inteiros.

Os resíduos fármacos necessitam de tratamento específico, não podendo ser descartados junto a resíduos comuns, incluindo: os medicamentos vencidos; não utilizados totalmente em tratamentos; impróprios para consumo; e afins.

Por Izabela Gomes e Elen Santos
Categoria: Saúde Ambiental
Fonte: VIEIRA, F. M. Resíduos farmacêuticos: riscos ambientais do descarte inadequado de medicamentos. Natural Resources, 2021.