OS EFEITOS DA POLUIÇÃO DO AR PARA AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS 🫁

Com o processo da industrialização e urbanização intensificou-se ainda mais a poluição e, consequentemente, aumentaram os riscos para a saúde das pessoas com o avanço das doenças respiratórias.

A poluição do ar é um fenômeno crescente e parece não ter freios dentro do atual sistema de produção e consumo. Seja por contaminação por chumbo, falta de abastecimento de água, saneamento básico e higiene e até mesmo rejeitos perigosos que causam doenças fatais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 12 milhões de pessoas morrem todo ano por causa desses riscos. E a poluição do ar tornou-se um dos principais fatores de risco devido à exposição contínua das populações.

Embora o problema da poluição seja no mundo inteiro, os impactos afetam de forma desproporcional as pessoas e os países em desenvolvimento

Os altos níveis de poluição atmosférica podem afetar drasticamente as funções orgânicas pulmonares e desencadear doenças respiratórias, como a asma e bronquite crônica. A poluição do ar também aumenta o risco de doenças cardiovasculares agudas, como o infarto, doenças arteriais e outras.

Por Elizabeth Mendes e Joel Santos
Categoria: Saúde Ambiental
Fonte: IEFAP, 2019