O GRANDE E SILENCIOSO IMPACTO DA BITUCA DE CIGARRO NO MEIO AMBIENTE 🚬

Em relação a outros tipos de lixo, a bituca de cigarro parece ser inofensiva quando lançada nas ruas e avenidas. O estrago que esse pequeno objeto causa, no entanto, é muito maior do que muita gente imagina.

Uma bituca de cigarro possui aproximadamente cerca de 4,7 mil substâncias tóxicas as quais contaminam rios e córregos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), diariamente é feito o descarte, no mundo inteiro, de cerca de 12,3 bilhões de bitucas de cigarro. Entre as estações de seca, a bituca de cigarro é apontada como umas das principais causa de incêndio, outro grande problema ambiental de impacto devastador.

Outro interessante dado aponta a bituca de cigarro como o segundo material que mais polui os oceanos, quase equivalente ao plástico. Um estudo evidenciou que concentrações significativamente baixas dessas substâncias, como uma bituca por litro de água, podem ser tóxicas para animais da fauna marinha, como peixes, pulgas e bactérias da água. Portanto, fica claro que o descarte incorreto do cigarro pode desencadear problemas verdadeiramente críticos.

A desestimulação do tabagismo não é só uma pauta de saúde pública, mas também ambiental.

Por Jefferson Macedo
Categoria: Mídia Ambiental, Saúde Ambiental
Fonte: https://www.ecycle.com.br/bituca/