O mosquito Aedes Aegypti parece não dar trégua. Além da dengue, que já se tornou um problema de saúde pública quase que incontrolável, esse mosquito também é responsável por transmitir doenças como a chinkungunya e zika. Essa última tem relação direta com casos de microcefalia.
O Ministério da Saúde alerta a população sobre a necessidade da prevenção para evitar a reprodução do mosquito. Para combater o mosquito é importante que algumas ações sejam realizadas, como: verificar se a caixa d’água está bem tampada, deixar as lixeiras tampadas, colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal, limpar as calhas, cobrir todos os reservatórios de água, etc.
Além disso, para reforçar a prevenção, algumas medidas podem ser tomadas no cuidado pessoal e com a famÃlia, como: utilizar repelente, colocar telas nas janelas e portas, em locais que existem o foco do mosquito cobrir a maior parte do corpo com roupas claras, etc.
A forma mais eficaz de prevenção das doenças citadas é o combate ao mosquito. Por isso, é importante que a população conheça os riscos e saibam a forma correta de prevenção e combate para evitar a reprodução do Aedes Aegypti.
Por João Victor Fernandes, Mikaely Felix e Paula Nascimento
Categoria: MÃdia Ambiental, Saúde Ambiental
Fonte: Prevenção e Combate ao Aedes Aegypti. UNICEF.