PRODUÇÃO DE SABÃO A PARTIR DE ÓLEO DE COZINHA USADO: VAMOS ESPALHAR ESSA IDEIA? ♻️💡

O óleo de cozinha é utilizado diariamente em milhares de casas e tem grande importância no preparo de alimentos. Após seu uso, o óleo gera resíduos que devem ser descartados de maneira correta. Ele não deve ser despejado diretamente na tubulação de esgoto, nem em rios e riachos. Para quem busca alternativas de descarte correto, ele também pode servir como matéria-prima para fabricar outros produtos.

Nessa perspectiva, as integrantes do Programa Escola Verde (PEV), Elen Santos e Ednea de Castro, coletaram os restos de óleo de cozinha utilizados após o preparo de alimentos em suas residências e destinaram esses resíduos para a fabricação de sabão.

Segundo Ednea, essa prática já faz parte do seu cotidiano: “Durante um período de tempo junto os restos de óleo utilizado na cozinha e quando acúmulo uma quantia de 3 litros ou mais, destino a uma prima que reutiliza esse óleo para fazer sabão para lavar roupas. Esta ação evita que o óleo seja jogado no meio ambiente e ainda gera economia.”

Já Elen fabrica seu próprio sabão. Durante os últimos meses de outubro e novembro, manteve o óleo utilizado para as refeições do dia a dia em um recipiente de plástico. Após certa quantia, realizou a produção do sabão fazendo uso dos seguintes materiais: óleo coletado, água, sabão em pó, farinha de trigo sem fermento, água sanitária e soda cáustica. Seguindo os passos ela chegou ao resultado final:

1) Aquecimento do óleo coletado;
2) Mistura dos materiais na seguinte ordem: água ➡️ sabão em pó ➡️ farinha de trigo sem fermento ➡️ água sanitária ➡️ óleo ➡️ soda cáustica;
3) Despejar a mistura em caixas e aguardar secar.

Existem inúmeras receitas para fabricar sabão na internet, aqui destacamos a escolhida pela aluna. Uma rápida pesquisa no google e você também pode escolher sua preferida! Não descarte o óleo de forma inadequada, espalhe essa ideia ♻️💡

Por Duda Alexandrino
Categoria: Reciclagem, Sustentabilidade