CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: UMA PROFISSÃO AINDA SUBVALORIZADA 🚯

Dona Maria é catadora de materiais recicláveis e estava parada por sua ferramenta de trabalho estar quebrada. Foi assim que a integrante do Programa Escola Verde (PEV), Barbara Danielle, se disponibilizou para ajudá-la a fazer suas coletas, pegando materiais de um estabelecimento em Juazeiro-BA e entregando à catadora para fazer o devido destino do seu trabalho. A atividade aconteceu durante a última semana, entre os dias 14 e 19 de novembro de 2022, e permaneceu até a catadora consertar sua ferramenta.

Ser catador de materiais recicláveis é um trabalho que apresenta um caráter de grande relevância social e ambiental, fazendo um serviço que seria de obrigação do governo, mas que ainda é pouco valorizado pela sociedade. Muitas vezes são tratados com desrespeito e desprezo e é dessas relações sociais concretas e contraditórias que são construídas as identidades dos sujeitos, homens e mulheres, de várias faixas etárias, inclusive jovens e crianças. Nesse contexto, manifestam pouca noção sobre seus direitos de cidadania e de como lutar por eles.

Dentre os dados divulgados pela IPEA em 2013, 90% de tudo o que o Brasil recicla é coletado por catadores e catadoras. A profissão de catador costuma ser conhecida como uma das atividades de menos direitos trabalhistas e de menor remuneração atualmente existentes. Trata-se de uma profissão muito subvalorizada e que deveria receber mais luz de toda a sociedade, dada a importância e o grande serviço que prestam. Pesquise, busque, valorize!

PEV também é voluntariado e suporte social!

Por Yan de Castro
Categoria: Reciclagem, Sociologia Ambiental
Fontes: Wikipédia, IPEA, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)