Para uma reciclagem eficiente é necessário que também haja uma correta separação do lixo. Por isso é importante utilizar lixeiras de diferentes cores, cada uma para um tipo de resíduo, em conformidade com a resolução do CONAMA. Confira o padrão das cores da coleta seletiva:
VERMELHO = PLÁSTICOS
O que descartar: Copos, Sacolas, Frascos, Potes, Tampinhas, Tubos de PVC, Embalagens PET (Refrigerantes, sucos, água etc.).
O que não descartar: Cabos de panelas, Adesivos, Espuma, Acrílico, Embalagens metalizadas (Biscoitos e Salgadinhos).
AZUL = PAPÉIS
O que descartar: Jornais, revistas, sulfite, rascunhos, folhas de caderno, formulários, caixas de papelão, aparas de papel, envelopes, cartazes, panfletos etc.
O que não descartar: Adesivos, papel carbono, Celofane, Guardanapos, bitucas de cigarro, papéis plastificados, metalizados, papéis sanitários etc.
AMARELO = METAIS
O que descartar: Tampinhas de garrafas, lacres de latinhas, latas, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, parafusos, porcas, ferramentas etc.
O que não descartar: Clipes, grampos, esponjas de aço, aerossóis, latas de tinta ou verniz, solventes ou químicos, latas de inseticida etc.
VERDE = VIDROS
O que descartar: Garrafas, potes de conserva, Embalagens, Frascos, Vazios de remédios, Copos, Cacos dos resíduos citados etc.
O que não descartar: Espelhos, Óculos, Boxes temperados, Pirex, Cerâmicas, Porcelanas, Tubos de TV, Tampas de forno etc.
Por Douglas Alencar
Categoria: Coleta Seletiva, Mídia Ambiental
Fonte: CONAMA