PEV É CULTURA: INTEGRANTE VISITA CASA DE FARINHA EM PERNAMBUCO E REGISTRA PROCESSO MILENAR DE PRODUÇÃO 🌿

A farinha de mandioca é um dos componentes mais importantes da dieta da população brasileira, especialmente das regiões Norte e Nordeste. A partir da raiz da mandioca são produzidos seus diversos produtos, entre eles a goma ou fécula, o tucupi e a farinha de tapioca. O seu processamento é realizado, nessas regiões, segundo métodos tradicionais, herdados dos indígenas, que foram os primeiros cultivadores da espécie.

Os primeiros vestígios de pilões para moagem de mandioca no Brasil datam de 2 mil anos. Já em 1551, o padre jesuíta Manuel da Nóbrega, escrevendo sobre sua visita a Pernambuco, referia-se ao beiju e às farinhas fabricados pelos indígenas. Hoje, é realizado em pequenas unidades artesanais rurais, conhecidas como casas de farinha, com a utilização de equipamentos rústicos e mão de obra familiar ou de colaboradores locais.

A região do Araripe, em Pernambuco, é um grande polo de produção de farinha. Em março de 2022, o integrante do Programa Escola Verde (PEV), Joaquim Guerq Mardonho, fez uma visita a uma casa artesanal de farinha na cidade de Exu-PE a fim de registrar esta prática milenar de produção de farinha. Joaquim pode conhecer os equipamentos utilizados, a rotina de produção desde a colheita até a casa e o embalamento do produto. Segundo ele, esta casa artesanal produz cerca de 300 kg de farinha por semana.

A casa de farinha é composta de sistema de ralação, sistema de prensagem e forno. Depois da colheita da raiz, a mandioca é levada direto do campo para a casa, onde é descascada ou raspada para retirar a pele escura e suja. Após isso, é triturada ou ralada em pilão ou no ralador (caititu). A mandioca ralada vai caindo em um cocho, sendo depois prensada no tipiti (tipi = espremer e ti = líquido, na língua tupi) para retirar um líquido tóxico chamado manipuera ou manipueira (a chamada água-de-mandioca), que é resultante da fermentação, além de prover o enxugamento da massa. Depois de peneirada e torrada, a farinha está pronta para o consumo.

Por Yan de Castro
Categoria: Educação Ambiental, Sociologia Ambiental
Fonte: Fabricação de Farinha de Mandioca. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fabrica%C3%A7%C3%A3o_de_farinha_de_mandioca