PEV PARTICIPA DE PLANTIO DE MUDAS DE CACAU EM ÁREA EXPERIMENTAL COM TECNOLOGIAS PARA REDUÇÃO DE RECURSOS 🌱

Produzir mais sem degradar o meio ambiente. Essa é uma grande questão da agropecuária no Brasil e no mundo atualmente. Na busca pela sustentabilidade, o investimento em tecnologia e a qualificação do produtor rural e o uso racional de agrotóxico, por exemplo, são elementos cada vez mais em voga.

Outro ponto muito interessante são as novas formas de plantio, utilizando e inovando técnicas já existentes para o plantio com menos gastos de recursos. Nesse sentido, o integrante do Programa Escola Verde (PEV), Ernandes Santos, participou e registrou o plantio de mudas de cacau em uma área experimental utilizando tecnologias que reduzem o consumo de água, cobertura vegetal morta e irrigação localizada.

Ele relata que a área de plantio foi dividida em área sombreada por Bananeiras e área sem sombras, em linhas de repetições e blocos contendo 11 variedades distintas de Cacau em um total de 1,2 hectare. As mudas foram identificadas e separadas de acordo com suas variedades e tratamentos. Os berços foram abertos com cavadeiras manuais, foram utilizados enraizantes e compostos orgânicos, bem como cobertura vegetal morta, com intuito de evitar que os raios solares entrem em contato direto com o solo, evitando assim maior taxa de evaporação e transpiração da planta devido ao calor acumulado. Além disso, é utilizado um sistema de irrigação por microaspersores que limitam a área de alcance, fazendo uma irrigação localizada, exatamente onde a planta necessita. Já foram observados redução de 50% no consumo de água e de 75% no consumo de adubo.

Por Yan de Castro e Ernandes Santos
Categoria: Desenvolvimento Sustentável