SUSTENTABILIDADE EM CASA: PEQUENAS MUDANÇAS QUE FAZEM GRANDES DIFERENÇAS ♻️

Com um pouco de criatividade e imaginação podemos utilizar um mesmo objeto para fins diferentes. Um produto pode ganhar funções totalmente diferentes da original e ainda continuar muito eficiente. Isso é a reutilização, um dos 7 erres da sustentabilidade.

Existem inúmeras formas de reutilizar, quando: compramos produtos cujas embalagens são reutilizáveis, limpamos objetos antigos para começar a reutilizá-los, doamos produtos que possam servir as outras pessoas, consertamos brinquedos e até quando utilizamos o verso da folha de papel para escrever.

Pensando em tudo isso, o integrante do Programa Escola Verde (PEV), Gabriel Cavalcante, decidiu colocar em prática esse conceito em sua casa durante os meses de agosto e setembro. Ele promoveu além da reutilização, adaptações de objetos, produtos e espaços da casa usando conhecimentos de sustentabilidade a fim de contribuir mais com o meio ambiente:

1. Reutilização de garrafas pet como recipiente de água para consumo, de potes de sorvete como vasilhas e de vidro de doces para recipiente de sucos;
2. Logística reversa de garrafas de suco para a mesma empresa onde foram compradas;
3. Coleta seletiva (úmidos, secos, vidros e caixas de papelão);
4. Separação de óleo de cozinha para ser doado para produtora de sabão. O mesmo sabão acaba retornando para nossa utilização e de outras pessoas;
5. Reutilização de caixa de chocolate como porta-objetos;
6. Utilização de baldinhos de manteiga como lixeiro de quarto;
7. Utilização de pote plástico de doce (paçoca) como porta-objeto (porta-canetas).

Segundo Gabriel, essas ações são importantes, pois ao mesmo tempo em que se pratica a sustentabilidade, tem-se um retorno financeiro à medida que se diminui gastos dentro de casa. “São pequenas mudanças que fazem grande diferença”.

Por Yan de Castro
Categoria: Sustentabilidade
Fonte: BORGES, L. Os 7 R’s da Sustentabilidade em Ação. Disponível em: .