A IMPORTÂNCIA DA COMPOSTAGEM PARA O MEIO AMBIENTE 🍌

A compostagem é um processo biológico onde há transformação de resíduos orgânicos, como por exemplo o lixo orgânico doméstico, em um composto orgânico. Este produto resultante, também conhecido como adubo, é rico em nutrientes e pode ser utilizado em jardins e hortas.

Existem dois tipos de materiais utilizados na compostagem: marrom e verde. Os marrons são materiais ricos em carbono, eles fornecem matéria orgânica e energia para a compostagem e são derivados de guardanapos, palitos, folhas secas, etc. Já os verdes são ricos em nitrogênio, são necessários para o crescimento de microorganismos, podendo ser derivados de frutas, legumes e verduras.

São diversos os benefícios da compostagem, como: favorece a redução de índices de poluição do solo, água e ar, diminuição da quantidade de lixo gerado, aproveitamento dos resíduos orgânicos, proteção do solo contra degradação, produção gratuita e natural de adubo para jardins e hortas, melhoria das condições ambientais e da saúde da população.

Portanto, a compostagem, além de evitar a poluição e gerar renda, faz com que a matéria orgânica volte a ser utilizada de forma útil. Para que ocorra a compostagem de forma correta, é necessário que as pessoas realizem a coleta seletiva. O uso correto dessa técnica traz vantagens para o meio ambiente e saúde pública.

Por João Vitor Fernandes e Paula Nascimento
Categoria: Compostagem
Fonte: MinasBio