TRILHA ECOLÓGICA DO IFSERTÃO É DESENVOLVIDA CONTINUAMENTE POR INTEGRANTE DO PEV 🛤️

A Trilha Ecológica do IF Sertão Petrolina Campus Zona Rural nasceu por volta de 2013, quando foi iniciada a recuperação de uma área de caatinga degradada no campus a partir da iniciativa da professora Mary Ann Saraiva, com o apoio do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia (CVT). Atualmente, a trilha está sob a coordenação da professora Elizângela Souza e já se consolida como um projeto forte da região e conta com parceria do Programa Escola Verde (PEV) na sua manutenção e desenvolvimento de atividades. A trilha possui, hoje, acessibilidade para cadeirantes, surdos e deficientes visuais e conta com um viveiro. É uma realidade que atende diversos públicos: desde crianças e estudantes de todos os níveis até produtores rurais, pesquisadores e professores.

Nos dias atuais, um dos grandes mantenedores da trilha é o Técnico em Zootecnia e integrante do PEV, Ernandes Santos. Ele é um pai para a trilha, pois além de guiar as visitas técnicas, fica responsável por manter e trazer novidades para o projeto. Nos últimos meses, entre as atividades rotineiras desenvolvidas por Ernandes na trilha estiveram (em ordem de aparecimento das fotos): tarefas de irrigação, verificação das germinações, replantio de sementes, ajuste de vasos com pouca drenagem, impermeabilização da primeira fonte de água (contou com o apoio do voluntário Leopoldino Veras), fabricação de “isca pet” para capturar abelhas sem ferrão afim de aumentar a quantidade de polinizadores e retiradas de mudas de Aroeira que nasceram espontaneamente em área de plantio de batata-doce (foram levadas para a estufa de mudas com objetivo de posterior doação ou plantio em área nativa).

Uma das últimas novidades muito interessantes trazidas por Ernandes foi um sistema de irrigação por gotejamento com garrafas pets e barbante de resíduos têxtil. Ele explica que “por capilaridade a água passa da garrafa para o meio externo através do barbante e o gotejamento dura mais ou menos dois dias, deixando o solo um pouco úmido por muito mais tempo, evitando o déficit hídrico da muda de planta nativa em adaptação”.

Qualquer pessoa ou grupo interessado pode fazer visitar a trilha ou ainda solicitar mudas e sementes. Para isso, basta agendar através do e-mail trilhaecologicaif@hotmail.com. A visita dura em torno de uma hora e meia. Para conhecer mais de perto a trilha você pode ler o e-book “Plantas da Caatinga: um olhar multidisciplinar” através do link: bit.ly/ebooktrilhaecologica.

Por Yan de Castro
Categoria: Trilha Ecológica