EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FOCO: AMBIENTALIZAÇÃO NO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR EM PETROLINA 👩🏽‍🏫

Ambientalização pode ser entendida como o processo de internalização, nas práticas sociais, de orientações, acompanhamento e incentivo de valores éticos, estéticos e morais em torno do cuidado com o ambiente. Nessa perspectiva, as ideias da educação ambiental podem ser promovidas de modo permanente e interdisciplinar.

O processo de ambientalização curricular tem sido bem estudado nos últimos anos mostrando que as instituições estão buscando melhorar as práticas pedagógicas sobre a educação ambiental. Esse processo tem sido um reflexo da Política Nacional de Educação Ambiental publicada em 1999 (BRASIL, Lei 9.795/99), no qual fica instituída que a capacitação de recursos humanos em instituições de ensino deve ser voltada para a incorporação da dimensão ambiental na formação, especialização dos profissionais de todas as áreas.

O Programa Escola Verde (PEV) é um grande impulsionador da ambientalização no Brasil, à medida em que seus colaboradores adentram nas escolas e trabalham, reforçam e implementam práticas de educação ambiental junto ao corpo pedagógico. Além disso, as ações educativas com os alunos trazem o meio ambiente e as políticas públicas em volta dele como temas centrais.

É isso que aconteceu nos últimos dias 31/08/2022 e 01/09/2022 no Colégio da Polícia Militar de Petrolina-PE, onde os integrantes do PEV Vinicius, Cátia e Jeová, fizeram apresentações sobre temáticas importantes relativas ao meio ambiente, como a introdução da Lei 9.765/99, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, o cuidado com o ambiente escolar e a sustentabilidade. A atividade aconteceu com cerca de 20 estudantes da instituição.

Por Yan de Castro
Categoria: Ambientalização, Educação Ambiental
Fonte: PINCERATO, G. M. T.; ARANA, A. R. A.; BERTOLI, S. C. Meio ambiente e formação curricular: um estudo sobre a ambientalização curricular. Revista Ensino de Geografia (Recife), v. 4, n. 2, p. 167, 26 jul. 2021.