FERRAMENTA DO PEV CALCULA QUANTIDADE MÉDIA DE LIXO PRODUZIDA NAS CIDADES BRASILEIRAS 🚮

O lixo é um dos grandes problemas modernos da humanidade. Em casa, na escola, no trabalho e em todos os ambientes que frequentamos, ele está sendo sempre produzido. Desde cascas de frutas até embalagens das mais diversas que acompanham tudo que compramos. Portanto, a busca por maneiras de ressignificar esse descarte é um enorme desafio da nossa geração e das próximas, afinal todos entendemos que os resíduos simplesmente não desaparecem depois que o carro do lixo passa na nossa porta para coletar. E esse processo envolve tomada de consciência e ter autocrítica sobre nossas atitudes.

Normalmente, uma pessoa produz, em média, entre 1,5 e 2 kg de resíduos domésticos por dia. Pegue agora o número de habitantes da sua cidade e multiplique por 1,5. Essa é a quantidade de lixo, em quilogramas (kg), em média produzido em sua cidade. É bastante, não é mesmo? Pois é, imagine o espaço que precisamos para colocar todo esse lixo. E mais: ele não vai simplesmente sumir, ele passa por processos de degradação que gera ainda mais resíduos e poluição (nos locais tradicionais de acúmulo). É essa reflexão que a ferramenta desenvolvida por Matheus Passos e Vítor Fagundes, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) e criadores do site Ensino Verde, pretende suscitar. Ao selecionar o estado e a cidade, ela exibe a quantidade aproximada de lixo que é produzido diariamente e em um ano. Acesse já o site e descubra a quantidade de lixo produzida por sua cidade: bit.ly/matematicadolixo.

Iniciativas como os cinco erres (5Rs) são criadas justamente para trabalhar na base da problemática: as nossas atitudes/ações que produzem todo esse lixo, bem como para dar alicerce às políticas públicas dos governos. Reciclar, reutilizar, reduzir, recusar e repensar. Muitas coisas que jogamos no lixo podem ser reaproveitadas e transformadas em novos produtos, como por exemplo uma lata de refrigerante, que pode ser derretida e moldada para fabricar outros materiais, isso é reciclar. Mas será mesmo que precisamos gerar tanto lixo no nosso dia a dia? Se usarmos por mais tempo um aparelho eletrônico, se cozinharmos a quantidade certa de alimentos, se comprarmos menos o que não precisamos, tudo isso é reduzir e também repensar, afinal, trata-se de uma mudança de atitude, é tomar consciência das escolhas que fazemos e questionar se ela é genuína, se realmente precisamos. E ainda temos a possibilidade de reformar e consertar o que deixamos de usar, podemos fazer doações e comprar usados, isso é reutilizar. Recusar é dizer não ao uso de coisas que utilizamos uma única vez e em seguida jogamos no lixo, imagine a quantidade enorme de copos e canudos plásticos que são descartados todos os dias.

Quer você queira ou não, o lixo é um problema que todos nós precisamos enfrentar cedo ou tarde, portanto, é bom começarmos.

Acesse já a ferramenta através do link bit.ly/matematicadolixo. Você pode conhecer todos os jogos e ferramentas do PEV no site Ensino Verde bit.ly/jogoseferramentasPEV.

Por Yan de Castro
Categoria: Produtos, Aplicativos, Sustentabilidade
Fonte: SANTOS, Cristina. E para o lixo, tudo ou nada?. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, ano 28, n. 274, pp. 2-5, dez. 2015. https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_274.pdf.

*Todos os links você encontra na bio (linktr.ee/programaescolaverde).