PRODUÇÃO DE SABÃO A PARTIR DE ÓLEO USADO: UMA PRÁTICA SIMPLES E MUITO IMPACTANTE🛢️

Uma das grandes preocupações ambientais do nosso tempo é o descarte do óleo de cozinha. Usado em milhares de casas todos os dias, o óleo tem uma enorme importância na produção de alimentos e seus resíduos não podem ser despejados diretamente na tubulação de esgoto – através das pias e dos vasos sanitários por exemplo -, muito menos nos rios e riachos. Ele causa entupimento das tubulações e o encarecimento dos processos das estações de tratamento de água, além de contribuir para a poluição do meio aquático. O diagrama nesta postagem ilustra a problemática de maneira didática.

Portanto, é fundamental a busca por alternativas para descartar o óleo de cozinha, bem como é importante promover a conscientização e educação da população para não despejar inadequadamente esse resíduo e sim direcionar para o local correto ou ainda reutilizar para outros processos. O óleo de cozinha usado pode servir como matéria-prima na fabricação de diversos produtos, como detergentes, sabão, óleos para engrenagens, entre outros. Assim, percebe-se que a reutilização desse produto é muito mais benéfica do que simplesmente descartá-lo, impactando positivamente em diversos setores, tanto pelos desgastes ambientais e sociais evitados com o descarte, quanto pelas vantagens econômicas dos processos de reutilização.

O descarte de óleo de cozinha de forma inadequada é tão impactante que apenas um litro de óleo contamina até um milhão de litro de água. Ou seja, impossível continuarmos descartando incorretamente, certo?

Uma alternativa muito prática e usual, que pode ser feita mesmo em casa, é reutilizar o óleo usado para produção de sabão. Uma atividade difundida e realizada por diversos membros do Programa Escola Verde (PEV), incluindo a Fernanda Oliveira, a Willianny de Souza e a Janiele Alves, que nos últimos meses realizaram a ação em suas casas e coimpartilharam, incentivando todos os outros integrantes. A Janiele inclusive fala que faz este processo todos os finais de semana com sua mãe. Além disso, o PEV auxiliou, em maio de 2022, na instalação do ponto de coleta de óleo no IFSertãoPE Campus Petrolina, em parceria com o projeto de extensão “Educação Ambiental: Diálogos e Ações Ambientais Sustentáveis para as Gerações Futuras” da instituição, em que também faz parte integrantes do PEV, como a Willianny. Segundo ela, todo óleo arrecadado é destinado à produção de sabão.

Existem diversas receitas para produção de sabão na internet, basta fazer uma rápida pesquisa. Cuide do meio ambiente e do planeta, não descarte óleo de forma inadequada!

Por Yan de Castro
Categoria: Combate à Poluição, Sustentabilidade
Fonte: VIEIRA, A. M. S. et al. REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA PARA A FABRICAÇÃO DE SABÃO: UMA AÇÃO SUSTENTÁVEL VOLTADA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Educação Ambiental em Ação, v. XVI, n. 60, 30 maio 2017. https://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2751.