PEV PARTICIPA DE LANÇAMENTO DE E-BOOK SOBRE ETNOICTIOLOGIA 🐟

No dia 21 de junho de 2022 foi realizado, de forma remota, a palestra e lançamento do e-book “Etnoictiologia como Instrumento de Educação Ambiental em Escolas Ribeirinhas”, que tem como temática os peixes do Rio São Francisco e seu estudo associando-se a ferramentas de educação ambiental. O evento foi mediado pela professora Elisângela Maria, organizadora do e-book, e contou com a a participação de estudantes e professores da UNEB (Campus III-BA) e do IF Sertão PE Petrolina Campus Rural, além de integrantes do Programa Escola Verde (PEV), como Gabriel Cavalcante.

O e-book foi elaborado através de inúmeras pesquisas na área e é resultado dos projetos de Pós-Doutorado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental da UNEB, bem como dos projetos desenvolvidos no IF Sertão PE Campus Petrolina Zona Rural. As pesquisas se fundamentam nas escolas ribeirinhas de Ensino Fundamental I do município de Petrolina. O livro tem como objetivo discutir a temática e fornecer instrumentos lúdicos para educação ambiental nas escolas, principalmente nas áreas ribeirinhas que dependem muito da pesca, tanto para alimentação como fonte de renda. O escrito traz ainda conscientizações sobre os impactos ambientais, as extinções de peixes do rio São Francisco, o desequilíbrio da fauna e as consequências das atividades de pesca.

Segundo os autores, as escolas, por meio da educação ambiental, têm corresponsabilidade na solução dos problemas sociais e ambientais, pois têm poder político e habilidade de mobilizar a comunidade escolar no âmbito interno e externo.

“A elaboração de propostas pedagógicas como esta que apresentamos representa instrumentos que podem/devem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem, de forma a despertar nos professores, e posteriormente em seus alunos, a sensibilidade e a compreensão do seu pertencimento em relação ao meio ambiente” é a mensagem que os autores Elizângela Maria de Souza, do IF Sertão PE Campus Zona Rural, e Carlos Alberto Batista dos Santos, da UNEB, trazem em seu livro.

O livro é dividido em duas partes: o primeiro fala sobre a Etnoictiologia como instrumento de Educação Ambiental em escolas municipais ribeirinhas; e a segunda fala sobre os peixes trabalhados com os professores e alunos de escolas da rede municipal: São José (Porto Ilha), Francisco Rodrigues Santana (Pedrinhas), Santo Antônio (Ilha Massangano), José Fernandes Coelho (Roçado), Ricardo Rodrigues de Miranda (Catinguinha) e Félix Manoel dos Santos (Tapera).

Por Joseildo Santana Souza
Categoria: Educação Ambiental