INTEGRANTES DO PEV LEVANTAM DADOS SOBRE DESPEJO DE ESGOTO EM JUAZEIRO E PETROLINA 🚯

Segundo dados do IBGE com base no último censo, em 2021 estimava-se que Juazeiro e Petrolina possuíam um contingente populacional de 578.096 habitantes e os demais municípios que compõem a região do Sertão do São Francisco, apresentavam população abaixo de 50 mil habitantes, com mais concentração na zona rural.

Todo o processo de desenvolvimento social (urbanização) e dentro do cenário econômico (industrialização) ao longo dos anos tem repercutido no processo saúde-doença das populações humanas. Como esses processos não tem se dado sob a ótica da sustentabilidade socioambiental e problemas como o despejo de esgoto, problemas com saneamento básico tem sido fatores determinantes nas condições da vida e saúde das cidades que se encontram em processo de desenvolvimento.

O Programa Escola Verde (PEV) durante todo o mês de julho de 2022, através de seus integrantes, fizeram visitas em locais dos dois municípios com o intuito de identificar pontos de despejo de esgoto de forma irregular através do preenchimento de um formulário e do registro de fotos. Vale salientar que a identidade dos responsáveis pelo despejo foram preservadas, apenas identificando o fato, os dados servirão de base para diversas pesquisas acadêmicas no futuro.

Carlos Eduardo, estudante de direto da FACAPE e integrante do PEV comenta o que pode observar enquanto desenvolvia a atividade: “Pesquisando nas proximidades da Orla de Petrolina, eu pude perceber a falta de respeito com o Rio São Francisco e a falta de consciência das autoridades quanto ao descaso que está acontecendo (…) Vale lembrar que esse tipo de despejo de esgoto é totalmente errado e prejudicial para toda a população do vale do São Francisco, pois essa água serve e chega para toda a população que circunda as nossas cidades.”

Os voluntários David Alisson e Carlos Augusto focaram nos registros no município de Juazeiro – BA e se deu em dois pontos distintos o primeiro na orla da cidade e outro na Ilha do Fogo ponto turístico que fica localizado no meio do Rio São Francisco com acesso pela ponte Presidente Dutra. Na oportunidade, além do registro foi realizado coleta seletiva nesses locais.

Em um mundo ideal poderíamos considerar a universalização do saneamento para toda a população, porém, sabemos que isso está longe da realidade e se você mora em um local em que não há coleta de esgoto ou ele é feito de forma deficitária é possível adotar algumas soluções individuais de tratamento, como fossas sépticas e sumidouros. Apesar de serem soluções paliativas, pois o tratamento não é completo como em uma estação de tratamento de esgotos, elas evitam que o mesmo seja lançado diretamente no rio contaminando nossa água. Façamos nossa parte!

Por Douglas Alencar
Categorias: Pesquisas, Informativo
Fonte: IBGE