IMPORTÂNCIA DA ARBORIZAÇÃO URBANA 🌳

A arborização urbana no Brasil tem sido cada vez mais uma preocupação de gestores, empresas, ambientalistas e da população em geral, uma vez observados os benefícios dessa ação para toda sociedade.

Verifica-se que essa política não chama muito a atenção de muitas pessoas, pois encontram-se voltada para a luta pela sobrevivência e lucratividade financeira; com isso estão esquecendo do primordial: a qualidade de vida.

Como a qualidade de vida do ser humano que depende não apenas de uma boa alimentação, mas também da salubridade ambiental, que propicia ar puro e equilíbrio dos elementos ambientais, ainda mais se tratando da zona urbana marcada por inúmeras situações de degradação ambiental.

Neste sentido, a arborização urbana traz inúmeros benefícios, tais como: ameniza as variações climáticas por meio da diminuição das amplitudes térmicas, melhora o ar a ser respirado, protege o solo contra erosão, protege das forças dos ventos, diminui a poluição sonora, absorve a poluição da atmosfera, contribui com o refúgio da fauna, promovendo desta forma a ampliação da biodiversidade.

Por Elizabeth Rodrigues e Joel Azevedo
Categoria: Arborização, Mídia Ambiental
Fonte: Cemig, 2011