RISCOS NO DESCARTE INCORRETO DO ÓLEO DE COZINHA E COMO CONTORNÁ-LO 🛢

Um problema recorrente hoje em sociedade é o descarte inadequado do resíduo do óleo de cozinha gerado diariamente nos lares, industrias e estabelecimentos comerciais distribuídos no país, fato esse que está diretamente ligado à falta de informação da população que acaba despejando diretamente nos ralos e pias. Um ponto relevante que deve se observar, além dos danos ambientais, é os danos econômicos provenientes da prática como o entupimento das redes de esgoto e o encarecimento dos processos das estações de tratamento.

Dados da BIODISELBR informa que a ação é tão impactante para o meio ambiente que apenas um litro de óleo contamina até um milhão de litros de água, cujo valor é o suficiente para uma pessoa consumir ao longo de 14 anos. Se o produto for para as redes de esgoto encarece o tratamento dos resíduos em até 45% e o que permanece nos rios provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos, o que contribui para que aconteçam as enchentes.

Com esse pensamento consciente, a integrante do Projeto Escola Verde (PEV), Janiele Aves com o auxílio de sua mãe e familiares, semanalmente faz o reaproveitamento do óleo de cozinha em sua residência para a produção de sabão, ela conta que o óleo é obtido através do processo de assar frangos em uma frangueira e no dia a dia no preparo das refeições, fazendo o armazenamento em um recipiente e, posteriormente, faz as entregas de forma periódica para um parceiro (Sr. Antônio) responsável pelo processo de produção do sabão.

Você também pode ser um agente muito importante em sua casa através do armazenamento e descarte adequado do óleo produzido em sua cozinha, posteriormente depositando em local que possa ser reaproveitado para a produção de outro material, as possibilidades são muitas: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.

Confira abaixo um passo a passo de como armazenar e descartar de forma correta.

Por Douglas Alencar
Categorias: Reciclagem, Sustentabilidade