ADUBAÇÃO ORGÂNICA COM CASCA DE BETERRABA 🍌

Muito se tem debatido ao longo dos últimos anos sobre o uso de aditivos químicos na agricultura e os possíveis efeitos negativos à saúde de quem os consomem. Uma alternativa ecológica e comumente utilizada para fornecer nutrientes ao solo sem o uso dessas substâncias é o uso de adubo orgânico obtido através do processo de compostagem.

A compostagem é um processo onde vários microorganismos e animais invertebrados transformam matéria orgânica, seja elas frutas, cascas de beterraba, fezes de herbívoros, pó de café entre tantos outros em uma substância homogênea, de cor castanha com aspecto de terra e com cheiro de floresta, nosso querido: adubo orgânico.

O Programa Escola Verde (PEV) tem internalizado como prática de todos os voluntários e parceiros o processo de compostagem e uso de adubo orgânico em suas residências, a exemplo da integrante, Janiele Alves, que entre os dias 20 e 24 de junho realizou em sua residência o reaproveitamento da casca de beterraba como fonte de nutrientes para suas plantas e ensina como é fácil realizar o processo: “- Basta que você adicione ao liquidificador meio litro de água e as cascas da beterraba, em seguida triture até se transformar em um suco, esse líquido pode ser aplicado diretamente nas suas plantas e em um mês os resultados de crescimento já estarão visíveis. Além disso, você pode também utilizar a própria água do cozimento das beterrabas, pois considerando a cor que fica na água, ela está rica em propriedades da raiz.”

É muito importante destacar os benefícios de utilizar algo extremamente rico em nutrientes e que iria para o lixo e que hoje está servindo para uma ótima causa. O PEV faz esse convite para que você realize em sua casa algo simples como visto acima e com um grande impacto positivo nas suas plantinhas.

Por Douglas Alencar
Categoria: Compostagem