SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO PEV NO CETEP: OFICINAS E RODAS DE CONVERSA SENSIBILIZAM ESTUDANTES 👩🏾‍🏫

O art. 2º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (EA) conta que “A EA é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.” Foi com essa premissa que inúmeras atividades de EA foram desenvolvidas na Semana do Meio Ambiente pelo Programa Escola Verde (PEV) do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (CETEP), de Juazeiro-BA.

As turmas do curso de Informática e de Agropecuária da instituição desenvolveram oficinas para apresentações de jogos educativos voltados para educação ambiental, sendo exibido dinâmicas com jogos eletrônicos e de jogos confeccionados na instituição com material reciclável.

Os alunos do curso de Segurança do Trabalho desenvolveram rodas de conversa sobre desmatamento e queimadas, assistiram em conjuntos vídeos educativos onde puderam testar seus conhecimentos no âmbito da EA e também criaram uma campanha educativa com cartazes que enfatizam o uso do solo e o impacto da poluição.

No curso de Agropecuária os discentes promoveram e participaram de oficinas com os seguintes temas: materiais recicláveis, cultivo de hortaliças em residência, horta comunitária e saneamento básico. Além disso, discutiram em roda de conversa sobre meio ambiente, poluição e uso de cobertura morta, bem como produziram arte com sementes.

Estas atividades fazem parte de uma série de ações da Semana do Meio Ambiente promovida pelo PEV no CETEP, de Juazeiro-BA, que turmas e professores de diferentes cursos da instituição realizaram atividades relacionadas ao meio ambiente. Os eventos aconteceram entre os dias 29/05 a 02/06/2022 gerando impacto direto e movimentando mais de 300 pessoas nas mais diversas ações. Alunos do curso de nutrição, informática, agropecuária e segurança de trabalho trouxeram propostas de intervenção e não se limitaram ao próprio centro, chegando a atingir a comunidade local e cidades próximas.

O professor José Valdo, coordenador das atividades, conta que foi bem interessante e extremamente gratificante ver a interação dos estudantes durante a realização do evento, ele externou ainda sua felicidade em constatar ao final da semana que toda a equipe envolvida foi muito bem recebida nas instituições onde foram levadas as propostas de intervenção, sendo muito positivo o feedback da comunidade externa.

Por Douglas Alencar
Categorias: Educação Ambiental