MUDANÇAS CLIMÁTICAS 🌡

De acordo com o Met Office, em 2015 a temperatura na superfície da Terra chegou a medir 1C° a mais, em relação à temperatura do início da Revolução Industrial.

Essa ampla variação na temperatura terrestre é conhecida como aquecimento global.

O aquecimento global é responsável pelo aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra decorrente do rápido crescimento da concentração de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2).

Esse fenômeno é apenas um dos efeitos das mudanças climáticas, processo de alteração do clima global a longo prazo, que inclui mudanças nos padrões de precipitação e o aumento da frequência e magnitude de eventos climáticos extremos, como ondas de calor, chuvas intensas e ciclones tropicais.

Ao contrário do que imaginamos, o efeito estufa é necessário para a manutenção da temperatura média na Terra.

O aspecto negativo do efeito estufa está relacionado à ação humana, que contribui para o rápido aumento da concentração de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera, ocasionando o aquecimento global.

O aumento da concentração de GEE na atmosfera tem sido assunto constante na pauta ambiental do planeta.

Em 2015, foi assinado o maior tratado climático da história, o Acordo de Paris, a favor do combate das mudanças climáticas e pela estabilização da temperatura no planeta. Com a saída recente dos Estados Unidos do Acordo, esse tema é mais relevante do que nunca.

Por Mikaely Felix e João Vitor Fernandes
Fonte: waycarbon.com
Categoria: Mídia Ambiental, Sustentabilidade