MOBILIZAÇÃO DESENVOLVE ÁREA DE CONVIVÊNCIA EM ESCOLA DE PILAR-BA 🛴

No campo da educação infantil é sabida a importância da ludicidade nos processos pedagógicos, estando inclusive presente nos normativos que guiam o funcionamento da educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atividades recreativas e ambientes escolares dinâmicos são responsáveis por vários campos do desenvolvimento infantil, como fomento à imaginação, facilitamento das relações interpessoais, da memória e da atenção.

Tendo questões como as elencadas acima como referencial, foi pensada uma ação na Escola Municipal Drº Pedro Calmon, no Distrito de Pilar, Jaguarari-BA. Na atividade, realizada no mês de abril de 2022, foi criada uma área de convivência e de lazer, com arborização nativa e um espaço com horta educativa.

O projeto foi apresentado pela escola buscando a criação de um espaço para interação social das crianças, contando com parcerias para o desenvolvimento da proposta. A construção desse espaço, com a criação de um parque para as crianças, com o uso de materiais reciclados traz para as pessoas que o realizaram, especialmente as crianças envolvidas, a mobilização ambiental desde cedo, pensando no reaproveitamento de materiais reciclados e as suas possibilidades de uso.

A área de convivência conta com brinquedos, que foram elaborados por Adriano de Paula, integrante do Programa Escola Verde, como labirinto de pneus, pula-pula, trepa-trepa, mesas com tabuleiros de dama, jogo da velha, uma horta com composteira e um bicicletário que deixou o visual da escola mais organizado. O projeto contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas para o desenvolvimento, porém os benefícios irá atingir toda a comunidade. A ação trouxe um espaço mais agradável para a vivência de todos que compõem a comunidade escolar, tornando-a mais aconchegante e facilitando os laços da criança com a escola.

Categoria: Horta Escolar, Mobilização Socioambiental, Reciclagem.
Por Alaide Raquel Nunes