RELAÇÃO ENTRE SEDENTARISMO E AS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS 😷

As Doenças Crônicas não transmissíveis (DCNTs), tem sido uma das principais causas do aumento da mortalidade no Brasil e em muitos países do mundo. Hipertensão, diabetes e obesidade são as comuns.

Apesar de multifatorial, o principal responsável do desenvolvimento dessas doenças tem sido a inatividade física, ou seja, o sedentarismo. Pesquisas indicam que, no Brasil, cerca de 70% da população possui hipertensão, diabetes e obesidade, o que coincide com a taxa de sedentarismo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o corpo humano funciona melhor quando recebe estímulos. Logo, quando o indivíduo é ativo, as funções vitais acontecem de forma regular e com menor desgaste. Por outro lado, o sedentário sobrecarrega seu organismo, prejudicamento o funcionamento.

A prática de atividades físicas, aliada com uma dieta balanceada, é essencial para a manutenção da qualidade de vida. A maioria das pessoas utilizam uma rotina corrida como empecilho para se exercitar. Porém, como foi citado, o sedentarismo pode trazer diversos danos à saúde.

De início, 30 minutos de caminhada diária são suficientes. Cuide da sua saúde, adote hábitos saudáveis, coloque na sua rotina a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação. Pois, como se sabe o sedentarismo também é um importante fator de risco para o coração.

Por: João Victor, Mikaely Felix e Paula Nascimento
Categoria: Saúde Ambiental