REAPROVEITE SUA BORRA DE CAFÉ PARA PRODUZIR ADUBO ☕

A borra do café se apresenta como um problema nas cozinhas residenciais, pois pode entupir as tubulações das casas, gerando sérios transtornos domésticos. Porém, esse resíduo é rico em nitrogênio, que é um dos três principais macronutrientes que alimentam as plantas, além de prevenir algumas pragas.

Uma alternativa muito interessante para o reaproveitamento desse material e assim evitar o descarte inadequado é a produção de fertilizante para as plantas. A integrante do Programa Escola Verde (PEV), Lívia Gabriela Farias, coloca essa alternativa em prática na sua casa, mostrando a facilidade de se fazer.

Junta-se a água e a borra de café, deixa-se em repouso de 48h até o seu ponto de utilização. Em conjunto, há o reaproveitamento de garrafa de vidro que seria descartada. Após esse período, a mistura deve ser coada e utilizada em um pulverizador para “borrifar” nas suas plantas.

Essa atividade simples, além de servir como uma ação da Educação Ambiental, estimula as pessoas em suas residências a desenvolver uma consciência ecológica de preservação e conservação do meio ambiente, por meio da reciclagem de resíduos gerados no ambiente doméstico.

*A borra de café tem diversas aplicabilidades dentro da horta, confira aqui: https://bit.ly/3yjNZx3.

Por: Clodoaldo Plácido
Categoria: Compostagem