PSICOLOGIA AMBIENTAL: JÁ OUVIU FALAR?

A Psicologia Ambiental surgiu após a segunda Guerra Mundial com o processo de reconstrução das cidades. Planejadores urbanos e cientistas do comportamento perceberam que o ambiente construído reflete não somente princípios de construção e estética, mas também fatores como as necessidades psicológicas, sociais e comportamentais.

Este campo da Psicologia estuda a pessoa em seu contexto, tendo como tema central as inter-relações, bem como as relações entre as pessoas e o meio ambiente físico e social. Essas inter-relações são dinâmicas, tanto nos ambientes naturais quanto nos construídos, pois assim como os indivíduos agem sobre o ambiente, o ambiente também influencia as condutas humanas.

Portanto, a especificidade da Psicologia Ambiental é a de analisar como o indivíduo avalia e percebe o ambiente e, ao mesmo tempo, como ele está sendo influenciado por esse mesmo ambiente.

Sem esquecer que a Psicologia Ambiental tem um caráter multidisciplinar, recebendo contribuições de outras disciplinas, tais como: Geografia Humana, Sociologia Urbana, Antropologia, Planejamento e Arquitetura.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre esse campo da Psicologia? Então, curta, comente e compartilhe com seu pessoal. 😉

Por Débora Rocha

#psicologiamabiental #projetoescolaverde #educaçãoambiental

Bibliografia

MELO, Rosane Gabriele C. de. Psicologia ambiental: uma nova abordagem da psicologia, 1991.

MOSER, Gabriel. Psicologia Ambiental. Estudos de Psicologia, 1998.