Dia Mundial das Zonas Úmidas
Você sabia?
As áreas ou zonas úmidas são ambientes intermediários entre os ecossistemas aquáticos e os ecossistemas terrestres.
De acordo com a definição da convenção de Ramsar, realizada em 2 de fevereiro de 1971 no Irã, são “zonas de pântano, charcos, turfas ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo áreas de água marítima com menos de seis metros de profundidade”.
As zonas úmidas são áreas de grande biodiversidade, com um papel importante na conservação de espécies, existindo uma Lista de 42 tipos de Zonas Úmidas de Importância Internacional, onde são incluídas as zonas úmidas protegidas, tais como os lagos, manguezais, pântanos e também áreas irrigadas para agricultura, reservatórios de hidrelétricas etc.
Atualmente, 150 países são signatários do tratado da Convenção de Ramsar, incluindo o Brasil.
A convenção também classificou as áreas úmidas de importância mundial, os chamados Sítios Ramsar. Existem 1.556 sítios Ramsar reconhecidos em todo mundo por suas características, biodiversidade e importância estratégica para as populações locais.
Além do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT), o Brasil possui outras 7 áreas classificadas como Sítios Ramsar: Estação Ecológica Mamirauá (AM), Ilha do Bananal (TO), Reentrâncias Maranhenses (MA), Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense (MA), Parque Estadual Marinho do Parcel de Manoel Luz (MA), Lagoa do Peixe (RS) e a Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal (MT).