VAMOS FALAR SOBRE A ROMÃZEIRA?

(Punica granatum L.)

Provavelmente você já se deliciou com o seu fruto, tomou um suco ou fez um gargarejo quando estava com a garganta inflamada. Mas você conhece as propriedades botânicas e terapêuticas dessa planta?

Pertence à família das Punicaceae, a romãzeira é oriunda da Ásia e cultivada em boa parte do mundo. De porte arbustivo, atinge até 5 metros de comprimento. Seus ramos são espinhosos e suas folhas são glabras (ausência de pelos), opostas e apresentam formato de lança. Seus frutos são do tipo gaba, com casca dura, apresentando inúmeras sementes vermelhas, carnosas e agridoces.

Bastante utilizado pela indústria na forma de spray e xarope, a Punica granatum L. está entre as 71 espécies de plantas medicinais seguras e eficazes no combate e controle de diversas patologias. Rica em taninos, antocianinas e ácido punício, vários estudos comprovam sua ação antimicrobiana, antifúngica, antioxidante e antineoplásica. Em um desses estudos, realizado na índia, constatou-se que seu fruto tem três vezes mais poder antioxidante que o vinho e o chá verde. Para fins terapêuticos são utilizados seus frutos, cascas e folhas na forma de infusões, chás, sucos, spray e xaropes. Apesar de ser um fitoterápico seguro, sempre consulte um profissional da saúde, só ele pode te examinar e indicar a melhor terapia, não se automedique.

Além de todos esses benefícios fitoterápicos, seu fruto é bastante nutritivo e tem em média 150 calorias. Apresentando em sua constituição vitaminas do Complexo B, C, K e alguns minerais como potássio, cálcio, manganês e cobre.

Fonte: DEGASPARI. Propriedades Fitoterápicas da Pomã (Punica granatum L), 2011

Por: Farlley Souza
Categoria: Plantas Medicinais

VAMOS FALAR SOBRE A ROMÃZEIRA?