VOCÊ CONHECE A AROEIRA DO SERTÃO?

(Myracrodruonurundeuva Allemão)

Pertencente à família das anacardiáceas, aroeira é uma árvore nativa de grande porte, pode atingir até 30m de comprimento.Decídua na estação seca, essa espécieconsegue seadapta a diferentes condições climáticas, desde formações secas como a caatinga, até formações densas e úmidas como florestas pluviais. Sua distribuição se estende por boa parte do País, além de Argentina, Paraguai e Bolívia.

Essa planta tem um enorme potencial fitoterápico, agindo como antimicrobiano, anti-inflamatório, cicatrizante, atua no tratamento de ferimentos, gastrites, cervicite, vaginite e doenças hemorroidárias. Todos esses benefícios devem-se aos taninos e fenóis encontrados no extrato de suas folhas, raízes, cascas e entre cascas, os quais são utilizados como banhos de assento, chás e uso tópico. É válido ressaltar que como toda medicação, seu uso deve ser sempre orientado por um profissional da área da saúde, a fim de evitarmos intoxicações e interações medicamentosas.

Outra propriedade bastante apreciada é sua madeira, pincipalmente, em produções externas como moirões, estacas, postes e pontes. Tal apreço, deve-se a sua alta densidade, baixa permeabilidade, fatores físico, químicos e biológicos que lhe garanteboa resistência e durabilidade. Porém, toda essa rigidez e resiliência não foram suficientes para que essa espécie saísse ilesa das sucessivas investidas da exploração predatória. Fazendo com que essa variedadeconste,hoje em dia, na lista de espécies ameaçadas de extinção do Ministério do Meio Ambiente.

Fonte: MACHADO & OLIVEIRA. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, 2014.

Por: Farlley e Sebastião
Categoria: Plantas Medicinais

AROEIRA DO SERTÃO