O FUTURO ESTÁ EM SUAS MÃOS: LEVE SUA SACOLA RETORNÁVEL

Um bilhão e meio de sacolas plásticas são consumidas no mundo por dia. Práticas, gratuitas e presentes em praticamente toda compra do brasileiro, as sacolinhas têm alto custo ambiental: produzidas a partir de petróleo ou gás natural (recursos naturais não-renováveis), depois de usadas, em geral por uma única vez, costumam ser descartadas de maneira incorreta e levam cerca de 450 anos para se decompor.
Nesse tempo, aumentam a poluição, entopem bueiros impedindo o escoamento das águas das chuvas ou vão parar em matas, rios e oceanos, onde acabam engolidas por animais que morrem sufocados ou presos nelas. Poucas chegam a ser recicladas.

Muitos projetos para proibir o uso das sacolas plásticas estão sendo aplicados em diversas cidades como Belo Horizonte. Outras ações para redução são: cobrança pelo uso das sacolas em supermercados e campanhas de educação para uso de sacolas de papel ou sacolas retornáveis. Faça também a sua parte. Prefira usar sacolas retornáveis quando for à feira ou supermercado. São de pequenas ações que a diferença é feita!

Fonte: Agência Senado

Por Sebastião Callou
Categoria: Combate à Poluição, Sustentabilidade

O FUTURO ESTÁ EM SUAS MÃOS LEVE SUA SACOLA RETORNÁVEL