EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS

É ao longo da vida e nas ações cotidianas que deve-se constituir valores sociais, conhecimentos, habilidades, ações e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

Assim, falar sobre educação ambiental nas empresas é falar sobre a inserção das questões ambientais também no cotidiano das organizações, que de uma forma ou outra chegará até a população, seja através do serviço prestado, dos materiais utilizados, os produtos vendidos, ou até mesmo no atendimento realizado.

Desenvolver ações socioambientais no cotidiano da empresa gera impactos positivos tanto à equipe, quanto aos clientes, ao meio ambiente, a população em geral e a própria instituição; além de cumprir leis que determinam práticas sustentáveis nas empresas.

Por exemplo, a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9795/1999), determina que “cabe às empresas, entidades de classe, instituições públicas e privadas, promover programas de Educação Ambiental para trabalhadores, visando ao controle e melhoria do ambiente de trabalho e dos processos produtivos que impactam o meio ambiente”.

Dessa forma, percebe-se que é essencial inserir a educação ambiental nas estratégias de gestão das empresas desde o espaço de fabricação até o marketing, englobando todas as áreas e equipes para que, assim, se desenvolvam de forma efetiva ações que visem a responsabilidade e engajamento ambiental.

Por: Larissa Carvalho
Fonte: Ecoassit

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS