CÂNCER X TRABALHO

O câncer ocupacional é originado devido a exposição a agentes carcinogênicos presentes no ambiente de trabalho, mesmo após a cessação da exposição. Ele representa cerca de 2% a 4% dos casos de cânceres.

Existem fatores de risco ambientais(exposição) e hereditários(genéticos), sendo que ambos interagem entre si originando alterações celulares que são a base da fisiopatologia do câncer.
Existem agentes que estão intimamente ligados ao surgimento de neoplasias, como agentes químicos: agrotóxicos, amianto, sílica, benzeno, xileno, tolueno, entre outros. Profissionais expostos a esses elementos merecem atenção especial, como agricultores, operários da indústria química, construção civil, trabalhadores de laboratório, entre outros.

Nessa atenção, tem-se que discutir e oferecer equipamentos necessários os quais garantam a saúde desses trabalhadores, vide os problemas que sua atividade pode causar à sua saúde.

O próprio INCA(Instituto Nacional do Câncer) fez um levantamento correlacionando as profissões com os tipos de câncer que acometem cada uma, ajudando mais ainda a entender e comprovar a relação entre o câncer e a ocupação.

Diante do exposto, é clara a enorme relação entre o câncer e atividades ligadas à exposição a compostos cancerígenos. Logo, cabe a toda a sociedade se unir em prol do desenvolvimento de equipamentos de proteção específicos para cada profissional a fim de prevenir esse mal.

Por: Cláudio Coelho e João Antônio Ramos
Fonte: Ministério da Saúde – Brasil