Hortas e compostagem nas escolas movimentam alunos e professores

Desenvolver hortas agroecológicas e composteiras nas escolas públicas foram desafios enfrentados pelos integrantes do Projeto Escola Verde em duas instituições de ensino da região do Vale do São Francisco. As ações mobilizaram em torno de 100 alunos, professores e funcionários.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes, distribuição de panfletos elaborados pelo próprio PEV, coleta e reciclagem de garrafas Pets, preparação do composto, semeadura e montagem de horta vertical. Foram usadas sementes de coentro, alface, rúcula, acelga, dentre outras.

Participaram das mobilizações os integrantes do PEV, Maria Andrade, Neemias Silva, Ângelo Sena, Waneska Eduarda, Giovânia Sá, Marília Cavalcanti e Wallace Macedo.

Escolas mobilizadas

Nesta quarta-feira (28/10/2015) a equipe do PEV esteve mobilizando alunos e professores da Escola Marechal Antonio Alves Filho, localizada em Petrolina-PE, oportunidade em que foram desenvolvidas as ações de desenvolvimento da horta vertical com garrafas Pets recicladas, bem como a marcação e preparação do terreno para desenvolvimento da horta horizontal e da composteira.

No dia 08/10 ocorreram os preparativos iniciais para as atividades na mesma escola, oportunidade em que foram explicadas as vantagens da instituição possuir sua própria horta e composteira, para o exercício dos conteúdos das diferentes disciplinas escolares, como forma de reciclar o lixo orgânico produzido e para que a escola tenha alimentos saudáveis nas refeições.

Também foram realizadas atividades inciais de preparação e mobilização de alunos e professores da Escola Dom Malan, Petrolina, para desenvolvimento de compostagem. A atividade contou com a participação de cerca de 30 alunos e professores do 1° ano do ensino médio.

Na opinião do estudante Marcelo Silva, “gostei muito. Achei diferente o assunto e por ser coisas que podemos colocar em prática na escola e em casa também”, defendeu.

Confira algumas imagens: