ASFALTO ECOLÓGICO: RECICLANDO PNEUS VELHOS

A grande demanda por veículos e seus insumos pode gerar problemas ecológicos graves. No Brasil são descartados cerca de 90 milhões de pneus anualmente, aproximadamente 450 mil toneladas de borracha.

Esses pneus demoram em média 600 anos para se decompor, gerando outros problemas como criadouros do mosquito Aedes Aegypti, e liberação de dióxido de carbono e dióxido de enxofre quando queimados.

Pensando na diminuição desses impactos, a reciclagem desses resíduos de borracha se torna cada vez mais necessária. Para isso, uma excelente alternativa é a utilização dos resíduos de borracha para a produção de asfalto ecológico.

O asfalto borracha (asfalto ecológico) já é uma solução ecológica difundida nos EUA e Europa desde os anos 60, mas por problemas com patente só foi se difundir no Brasil a partir de 2001.

Consiste em coletar pneus inservíveis (aqueles que a vida útil chegou ao fim) e transportar para as empresas de reciclagem. Nas empresas de reciclagem, há uma separação do material nobre dos pneus, de onde saem os polímeros (material utilizado no asfalto borracha). Por meio de processos industriais, o material polimérico é transformado em pó (conhecido com pó de borracha) e adicionado a mistura de asfalto comum utilizado na produção do asfalto ecológico.

A adição da borracha ao asfalto pode apresentar melhorias de durabilidade (até 40 % mais durável), resistência, menor custo de manutenção e aumento da aderência. Assim, uma ótima alternativa para redução dos impactos ambientais.

Por: Rodrigo Torres Freire
Fonte: Autossustentável

ASFALTO ECOLÓGICO RECICLANDO PNEUS VELHOS