TIPOS DE ABSORVENTES FEMININOS: OPÇÕES SUSTENTÁVEIS

Descartável, de pano, coletor, calcinha: diante de tantos tipos de absorvente diferentes, qual escolher?

Desde que o primeiro absorvente descartável chegou ao Brasil, em 1930, muita coisa mudou na fabricação dos produtos para proteção feminina durante o ciclo menstrual, mas a variedade e a facilidade de acesso a absorventes descartáveis, geram um enorme problema ambiental. Estima-se que em cada ciclo, uma mulher utiliza de dez a vinte absorventes descartáveis.

Por isso, cerca de 20 bilhões de absorventes e tampões são despejados em aterros sanitários por ano! No Brasil, não existe reciclagem para esse tipo de resíduo.
O fato de poder substituir milhares de produtos que seriam descartados anualmente, já faz uma grande diferença para o meio ambiente. Veja a seguir algumas alternativas sustentáveis.

Coletor menstrual
O coletor é um copo feito de silicone atóxico inserido na entrada da vagina. Muito popular, pode ser usado de oito a doze horas por vez, dependendo da intensidade do fluxo. Depois, basta esvaziá-lo e lavá-lo com água e sabão. O coletor é uma excelente alternativa sustentável para conter o fluxo menstrual, porque reduz muito a geração de lixo, e também é bom para a saúde, porque não contém as substâncias químicas presentes no absorvente descartável.

Calcinha absorvente
Como é reutilizável e, geralmente, feita com tecidos biodegradáveis e atóxicos, é uma alternativa sustentável e benéfica para a saúde da região íntima. O forro tem quatro camadas que garantem que a pele fique seca. As camadas também matam germes e bactérias, retêm o líquido da menstruação e impedem vazamentos.

Absorvente orgânico
Para quem não gosta dos modelos muito modernos, mas ainda se preocupa com o meio ambiente, uma boa alternativa são os absorventes orgânicos. Eles são biodegradáveis e hipoalérgicos, e, por isso, são muito menos prejudiciais à saúde da região íntima e ao meio ambiente do que os absorventes descartáveis comuns.

Absorvente de pano
Os absorventes de pano são reutilizáveis e feitos 100% de algodão, o que ajuda a pele a respirar. Eles podem durar até cinco anos e a ideia é de que eles sejam lavados e reutilizados todos os dias, como antigamente.

Por: Larissa Guimarães
Fonte: Ecycle

TIPOS DE ABSORVENTES FEMININOS OPÇÕES SUSTENTÁVEIS