A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DA BORRACHA

Atualmente a borracha é um material usado em enorme escala em nossa sociedade. Sua utilização vai de produtos mais simples como brinquedos, materiais escolares e utensílios domésticos até produtos mais complexos e robustos, como pneus e acessórios para máquinas industriais.

Na história, a utilização da borracha deu-se por volta do século XIX, devido a diversas descobertas científicas. Provindo do látex, inicialmente esse material era utilizado na fabricação de borrachas escolares, galochas e seringas. Mas Charles Goodyear, cientista que, no ano de 1839, após realizar estudos e pesquisas, descobriu o processo de vulcanização da borracha.

Um dos problemas da grande utilização desse material é a enorme quantidade de resíduos que ele cria. Por não ser biodegradável, a borracha vulcanizada necessita de alguma forma de reutilização, e nem todos os produtos que a utilizam são descartados corretamente, muitas vezes por falta de pesquisa, falta de demanda ou alto investimento para realizar tal processo. No Brasil, 70% da produção industrial de borracha é direcionada para a fabricação de pneus, ou seja, a maioria dos resíduos desse material é formada por pneus.

Um estudo feito pela Universidade de Vrije, na Holanda, descobriu que todos os dias são fabricados cerca de 2 milhões de novos pneus no mundo. Isto significa uma produção anual de 730 milhões de pneus. Ao mesmo tempo, hoje são transformados em sucata 800 milhões de unidades por ano.

Tendo em vista tal problema e a gravidade que ele proporciona, a reutilização desses resíduos é imprescindível para o meio ambiente e para as empresas. O reaproveitamento correto dos resíduos, além de melhorar o espaço industrial da empresa em questão, pode gerar lucros e também uma visão sustentável para o futuro.

Por: Fabrízia Marins e Erika Pinheiro
FONTE: Igor Zecchin Girardi, Valorização de resíduos de borracha, acesso em 25/05/2021

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DA BORRACHA