AMBIENTES RESTAURADORES (RESTORATIVE ENVIRONMENT)

São ambientes harmonizados com elementos da natureza e humanos a fim de tornar melhor a convivência das pessoas com o meio ambiente, buscando integrar a promoção do bem-estar humano, de forma interdisciplinar, com a psicologia, a saúde preventiva, a educação, a arquitetura e o planejamento urbano.

“Opondo-se à noção de estresse, surge um construto denominado restoration, definido como o processo de restauração, recuperação ou restabelecimento dos aspectos físicos, psicológicos ou da capacidade social, perdidos pelo esforço contínuo, estando ligado à redução do estresse e à restauração da capacidade de atenção” (Gressler & Günther, 2013).

Os estudos sobre os ambientes restauradores tiveram maior notoriedade a partir dos anos 80 do século XX, quando pesquisadores da psicologia buscaram entender os atributos ambientais, para compreender por que alguns ambientes geram sensações de prazer e bem estar, e outros desprazer e sofrimento nos indivíduos.

Sendo assim, os ambientes verdes estão diretamente ligados à saúde e à qualidade de vida da população. Esses locais, por apresentarem uma ampla variedade de elementos naturais, podem contribuir para a redução dos níveis de estresse e fadiga mental, assim como estimular a prática de atividades físicas e as interações sociais, dentre outros benefícios. Se constituindo, assim, num ambiente restaurador.

Por: Jaide Bezerra e Anderson Veloso
Fonte: Albuquerque, D. S. et al (2016), Psicologia: Ciência e Profissão e Gressler, S. C. Günther, I. A. ( 2013) Estudos de Psicologia.