MOBILIZAÇÃO PARA O DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS

Voluntários do Projeto Escola Verde desenvolveram e distribuíram folders sobre a importância do descarte correto de sobras e medicamentos vencidos.
As mobilizações ocorreram nas cidades de Petrolina-PE, Juazeiro-BA, Senhor do Bonfim-BA e Jaguarari-BA, e impactaram cerca de 200 pessoas diretamente, com informações sobre a problemática e como proceder para o descarte correto dos medicamentos em pontos de coleta.

A distribuição do material informativo ocorreu em farmácias, igrejas e junto a pedestres.

As mobilizações ocorreram com o apoio da Liga Acadêmica de Toxicologia da UNIVASF, entre os meses de setembro e dezembro de 2020.

Quando se fala em descarte de medicamentos, ainda existem muitas dúvidas. O que fazer com remédios que estão vencidos? Quais os riscos que podem existir se esses remédios forem descartados de forma incorreta?

O descarte incorreto de medicamentos é um problema recente, mas impactante na saúde ambiental e humana. Medicamentos vencidos e/ou não utilizados, quando descartados no lixo comum podem contaminar o solo e os corpos d’água, contendo substâncias ainda não metabolizadas que podem prejudicar a vida dos organismos nativos e, consequentemente, os seres humanos.

Uma forma de fazer o descarte adequado é procurar pontos de coleta na sua cidade, geralmente são drogarias, farmácias ou Instituições de Saúde, que irão descartar esses medicamentos sem prejudicar o meio ambiente.

Participaram das ações, Beatriz Alves, Mariane Marques, Pedro Antônio, Camila Monteiro, Igor Viana e Carlos Daniel. Foram tomados todos os cuidados e seguido o protocolo de saúde definido pelas autoridades sanitárias, tais como uso de EPIs e distanciamento social.

Por Matheus Costa e Greyciane Santana
Categoria: Saúde Ambiental