DESCARTE ADEQUADO DE ÓLEO NO COTIDIANO DOS VOLUNTÁRIOS DO PEV

Com o objetivo de minimizar os impactos socioambientais com o descarte inadequado de óleo de cozinha no solo ou no sistema de esgoto doméstico, integrantes do Projeto Escola Verde se mobilizaram e coletaram estes rejeitos para destinação adequada junto às cooperativas de catadores e recicladores, para produção de sabão artesanal.

O descarte inadequado de óleo é um grande problema nas instalações sanitárias, isso porque pode acabar obstruindo os encanamentos de esgotos domésticos, ou até mesmo das estações de tratamento de esgotos (ETE). Caso haja o despejo de esgoto contaminado com óleo em corpos hídricos, o óleo pode diminuir a concentração de oxigênio na água, ocasionando a morte da fauna aquática.

Esse problema pode ser evitado por meio do descarte adequado e reciclagem do óleo. A reciclagem pode transformar o óleo em glicerina, tintas, biodiesel, detergente, sabão entre outros. A mais comum entre a população é a fabricação de sabão caseiro, no entanto, as pessoas que não sabem como realizar esse processo podem juntar todo o óleo utilizado numa garrafa PET, e após enchê-la, destiná-la à instituições que trabalham com a reciclagem de óleo.

É importante reservar o óleo mesmo que em poucas quantidades, pois é uma substância altamente poluente, podendo poluir até cerca de um milhão de vezes o seu volume.

Nas fotos, as alunas Marília Cássia e Anna Victoria, que fazem parte do Projeto Escola Verde, realizam a atividade de separação do óleo em suas residências nos meses de Março a Maio.

Por Carlos Costa e Greyciane Santana
Categoria: Coleta Seletiva