EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA INFÂNCIA

Somente a partir de 1999, com a Lei 9.795/99, o Brasil passou a ter uma Política Nacional de Educação Ambiental, a qual prevê que a Educação Ambiental deve ser desenvolvida em todos os espaços, dentro e fora das escolas, de forma contínua, integrativa, ativa e colaborativa entre pessoas e organizações.

A lei institui o que a experiência e pesquisas já apontam, sobre a importância e a necessidade de promover a Educação Ambiental desde a infância e por toda vida. Despertado o sentimento de pertencimento e o respeito ao meio ambiente, se estimula novas formas de pensar, agir e resolver problemas com respeito ao meio ambiente, impactando diretamente todas as profissões e áreas da sociedade com ações sustentáveis.

Neste sentido, é válido pensar sobre como é possível, por exemplo, oferecer às crianças possibilidades de experienciar o respeito ao meio ambiente mesmo estando no contexto urbano, ou dentro de nossas casas.

Dessa forma, a criança vai percebendo que o cuidado com a sua qualidade de vida está diretamente relacionado ao cuidado com o ambiente ao qual pertence e a qualidade de vida das outras pessoas, possibilitando uma compreensão do meio ambiente na sua totalidade e integralidade. Vai percebendo que estamos todos conectados e somos interdependentes.

Por: Larissa Kelly
Categoria: Mobilização Ambiental