PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) 🌵

A palma forrageira (Opuntia ficus-indica (L.) P. Mill) é uma planta originária do México que foi introduzida no Brasil no século XIX, com o intuito de ser cultivada para a produção de corante, mas com o passar do tempo percebeu-se sua capacidade na alimentação de bovinos, passando então a ser utilizada na pecuária.

Está fortemente inserida no nordeste por ser uma planta muito adaptada às regiões de clima seco e que consegue utilizar a água com grande aproveitamento, dessa forma sofrendo menos com a baixa pluviosidade das regiões semiáridas. É uma planta com alto teor energético, podendo substituir o milho na alimentação animal.

Além de fonte de alimento para gado, a palma também pode ser consumida pelo homem. É preciso apenas tomar cuidado com os espinhos na hora do preparo, que são encontrados tanto nas raquetes da planta quanto no fruto.

As raquetes são as partes verdes onde as flores e os frutos se inserem e podem ser utilizadas em refogados, receitas de doces e até como recheio de pastéis e pães; seu fruto pode ser consumido tanto in natura (direto do pé) quanto em doces, licores, geleias e até sorvetes.

Por: Lucas Mateus
Fonte: Revista Cultivar, Mato no Prato e INSA.